Irmandade da Adaga Negra - J.R.Ward


Glossário de termos e nomes próprios


Doggen
: Membro da classe servil no mundo dos vampiros. Os doggens mantêm as antigas tradições de forma muito rigorosa, e são muito conservadores em questões relacionadas com o serviço prestado a seus superiores. Suas vestimentas e comportamento são muito formais. Podem sair durante o dia, mas envelhecem relativamente rápido. Sua esperança de vida é de quinhentos anos aproximadamente.

A Escolhida: Vampiras destinadas a servir à Virgem Escriba. Consideram-se membros da aristocracia, embora de uma maneira mais espiritual que temporário. Têm pouca, ou nenhuma, relação com os machos, mas podem acasalar-se com guerreiros com objetivo de reproduzir sua espécie se assim a Virgem Escriba decidir. Têm a capacidade de predizer o futuro. No passado, eram utilizadas para satisfazer as necessidades de sangue de membros solteiros da Irmandade, mas esta prática foi abandonada pelos irmãos.

Escravo de sangue: Vampiro fêmea ou macho que foi submetido para satisfazer as necessidades de sangue de outros vampiros. A prática de manter escravos de sangue caiu, em grande medida, em desuso, mas não é ilegal.

Hellren: Vampiro que escolhe a uma fêmea como companheira. Os machos podem ter mais de uma fêmea como companheira.

Irmandade da Adaga Negra: Guerreiros vampiros treinados para proteger a sua espécie contra a Sociedade Restritiva. como resultado de uma cria seletiva no interior da raça, os membros da Irmandade possuem uma imensa força física e mental, assim como uma enorme capacidade para curar-se de suas feridas com rapidez. A maioria não são propriamente irmãos de sangue. iniciam-se na Irmandade através da nominação de um de seus membros. Agressivos, auto-suficientes e reservados por natureza, vivem separados dos humanos e têm pouco contato com membros de outras classes, exceto quando precisam alimentar-se. São objeto de lendas e muito respeitados dentro do mundo dos vampiros. Só se pode acabar com eles se lhes fere gravemente com um disparo ou uma punhalada no coração.

Leelan: Termo carinhoso, que se pode traduzir de maneira aproximada como «o que mais quero».

O Ocaso: Reino atemporal onde os mortos se reúnem com seus entes queridos durante toda a eternidade.

O Omega: Malévola figura mística que pretende a extinção dos vampiros por causa de um ressentimento para a Virgem Escriba. Existe em um reino atemporal e possui grandes poderes, embora não tenha capacidade de criação.

Período de Necessidade: Época fértil das vampiras. Geralmente dura dois dias e vem acompanhado de intensos desejos sexuais. Apresenta-se aproximadamente cinco anos depois da transição de uma fêmea, e a partir daí, uma vez a cada década. Todos os machos respondem de algum modo se estiverem perto de uma fêmea em período de necessidade. Pode ser uma época perigosa, com conflitos e lutas entre machos, especialmente se a fêmea não tem companheiro.

Primeira Família: O rei e a rainha dos vampiros, e os filhos nascidos de sua união.

Princeps: Grau superior da aristocracia dos vampiros, só superado pelos membros da Primeira Família ou a Escolhida da Virgem Escriba. O título é hereditário, não pode ser outorgado.

Pyrocant: refere-se a uma debilidade crítica em um indivíduo. Dita debilidade pode ser interna, como um vício, ou externa, como um amante.

Restrictor: Membro da Sociedade Restritiva. trata-se de humanos sem alma que perseguem vampiros para exterminá-los. Aos restrictores lhes deve apunhalar no peito para matá-los; do contrário, são eternos. Não comem nem bebem e são impotentes. Com o tempo, seu cabelo, sua pele e a íris de seus olhos perdem pigmentação até converter-se em seres loiros, pálidos e de olhos incolores. Cheiram a talco para bebês. Depois de iniciados na Sociedade pelo Omega, conservam um frasco de cerâmica dentro do qual foi colocado seu coração depois de ser extirpado.

Rythe: Forma ritual de salvar à honra. Oferece-o alguém que tenha ofendido a outro. Se é aceito, o ofendido escolhe uma arma e ataca ao ofensor, que se apresenta ante ele desprotegido.

Selam: Vampiresa que se uniu a um macho tomando-o como companheiro. Em geral, as fêmeas escolhem a um só companheiro devido à natureza fortemente territorial dos machos acasalados.

Sociedade Restritiva: Ordem de caça-vampiros convocados pelo Omega com o propósito de erradicar a espécie dos vampiros.


Transição: Momento crítico na vida dos vampiros, quando ele ou ela se convertem em adultos. A partir desse momento, devem beber o sangue do sexo oposto para sobreviver e não podem suportar a luz solar. Geralmente, acontece aos vinte e cinco anos. Alguns vampiros não sobrevivem a sua transição, sobretudo os machos. Antes da mudança, os vampiros são fisicamente frágeis, sexualmente ignorantes e indiferentes, e incapazes de desmaterializar-se.

A Tumba: Cripta sagrada da Irmandade da Adaga Negra. Usada como sede cerimoniosa e como armazém dos frascos dos restrictores. Entre as cerimônias ali realizadas se encontram as iniciações, funerais e ações disciplinadoras contra os irmãos. Ninguém pode acessar a ela, exceto os membros da Irmandade, a Virgem Escriba ou os candidatos a uma iniciação.

Vampiro: Membro de uma espécie separada do Homo sapiens. Os vampiros têm que beber sangue do sexo oposto para sobreviver. O sangue humano os mantém vivos, mas sua força não dura muito tempo. depois de sua transição, que geralmente acontece aos vinte e cinco anos, são incapazes de sair à luz do dia e devem alimentar-se da veia regularmente. Os vampiros não podem «converter» aos humanos com uma dentada nem com uma transfusão sangüínea, embora, em alguns casos, são capazes de procriar com a outra espécie. Podem desmaterializar-se à vontade, mas têm que procurar tranqüilidade e concentração para conseguí-lo, e não podem levar consigo nada pesado. São capazes de apagar as lembranças das pessoas, sempre a curto prazo. Alguns vampiros são capazes de ler a mente. Sua expectativa de vida é superior a mil anos, e em alguns casos inclusive mais.


A Virgem Escriba: Força mística conselheira do rei, guardiã dos arquivos vampíricos e encarregada de outorgar privilégios. Existe num reino atemporal e possui grandes poderes. Capaz de um único ato de criação, que empregou para dar existência aos vampiros.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails